A moda é cíclica e estamos constantemente à procura do que há de novo. As semanas da moda internacionais – que ditam o que se vai usar na próxima estação – são sempre uma boa fonte para descobrir as novas tendências e montar o seu armário de outono-inverno.
Na verdade, o que importa é que fique a par de tudo e veja o que pode passar de uma estação para outra, assim como as peças statement que pode adquirir para se manter a par das tendências. Pode combinar peças que já tem com estas novas aquisições e, assim, montar um look original, ao seu gosto e com estilo.
Silhuetas hiperdimensionadas e ombros exagerados, assim é a nova versão da roupa que empodera as mulheres. Blazers oversized em padrões clássicos como a risca de giz, o xadrez ou o pied-de-poule combinados com bermudas, minissaias ou saias pelo joelho e calças slouchy, acompanhados de sapatos kitten heels ou Mary Janes. O visual perfeito para trabalhar no mundo dos homens.
A assimetria foi uma das principais tendências nos desfiles deste ano. Os brincos não foram exceção; dicotomias de comprimentos e materiais dão a tónica de excentricidade para quem gosta de brincos diferentes. Nos simétricos, pequenos aglomerados de cristais ou de pérolas, corações ou moedas marcam presença. Se preferirmos uma abordagem mais minimalista, a Gucci sugere as pequenas cruzes.
Bem grandes e vistosos, aparecem em camisas de laçada, mas também nos vestidos ou em fitas de cabelo. Os laços estão ligados à ingenuidade feminina e às memórias de infância, mas este ano impõem-se em looks de menina crescida, entre o clássico bem-comportado e a menina atrevida.
Sedução flamejante, é a principal cor do ano e aparece em várias tonalidades, que vão do vermelho brilhante ao cardeal, escarlate, magenta ou carmesim e tanto podem ser vistas conjugadas entre si, como combinadas com acessórios em preto. Esta cor empodera as mulheres e transmite visibilidade, aparece em todo o tipo de materiais – dos casacos de pelo aos cabedais – assim como nos tecidos mais leves e fluidos.
Ao estilo do abominável homem das neves, os casacos de pelo, na maioria sintético, chegam com cores vibrantes ou tingimentos que se assemelham a peles de animal. Em comprimentos que se medem pela anca ou compridos.
As gravatas, que tradicionalmente estão associadas à roupa de trabalho masculina, surgem para mostrar que são definitivamente um plus no guarda-roupa feminino, perfeitas como complemento de uma camisa clássica ou de um blazer. Não há grande diversidade nesta peça– preta e estreita – para usar de preferência com a ponta para dentro das calças, dos calções ou da saia.
Ao que tudo indica, é o regresso da elegância com silhuetas requintadas que resistem ao passar os anos. Os sapatos Mary Janes com salto alto são os companheiros perfeitos para esta caminhada. A proposta é usá-los com collants opacos ou meias caneladas até ao joelho e uma saia linha A .
A sensação que temos é de que esta tendência se repete todas as estações e assim é. No entanto as novidades não param de surgir e se, por um lado, as calças de ganga vão abarcar pelo menos, cinco modelos diferentes – flare, wide-leg, slouchy, baggy e cargo–, as saias vão ser outra grande tendência – com modelos de pregas, compridas, com folhos e muitas outras, além dos jumpsuits e casacos.