Sabia que a palavra quimono em japonês significa, literalmente, “coisa para vestir”? Fora do Japão, essa expressão designa genericamente vários tipos de peças que no seu conjunto formam um visual considerado típico ou tradicional japonês. No Japão, a peça principal à qual nós chamamos quimono é denominada kosode.
O atual significado da palavra tem origem no século XVI, quando os navegantes ocidentais (principalmente portugueses, espanhóis e holandeses) chegaram ao Japão. No primeiro contacto com os japoneses, sem perceberem a língua uns dos outros, os ocidentais perguntavam com gestos que nome davam às suas roupas de seda, e os japoneses respondiam “quimono”.
No fundo, era como alguém perguntar a um japonês: “como se chama a tua roupa?” E o japonês respondia: “roupa”. Foi assim que a palavra se tornou na designação moderna para o vestuário tradicional japonês.
Como usar um quimono
A vantagem do quimono é ser uma peça que fica bem em todos os tipo de corpos. Combina com um look de verão, uns calções ou jeans e dá um ar mais boho se colocar uma versão com franjas.
Dê asas à sua imaginação e não tenha medo de ousar mais nas combinações. Mostramos-lhe alguns looks com esta peça para se inspirar.
Curtos
Ideal para mulheres mais baixas, este modelo é o mais indicado para looks com calções e vestidos médios, porque são mais frescos.
Longos
Combinam bem com calças – oferecem um ar mais sofisticado. Para alongar o corpo e finalizar o look, aposte nuns saltos altos.
Com franjas
Geralmente presentes nas versões mais curtas desta peça, as franjas dão um ar criativo e contemporâneo ao visual.
Uma das tendências do momento é usar o quimono com o mesmo padrão da peça de baixo, quer sejam calças, calções ou saia.
Mas o mais importante é que se sinta bem consigo e com o que veste. Seja fiel ao seu estilo, quer use ou não as tendências.