© netflix
A vingança é um vestido que se usa com glamour

A vingança é um vestido que se usa com glamour

Relacionamentos, casamentos e divórcios. Todas estas são situações desafiantes e, por vezes, traumáticas. No entanto, as mulheres conseguem usar o seu poder para se reinventarem e seguirem em frente. E nada melhor que um bom vestido para o fazer.

Por Nov. 29. 2022

A revenge fashion, ou, em português, ‘moda de vingança’, é um tópico popular atualmente na rede social TikTok, mas o que muitas utilizadoras da aplicação não sabem é que esta tendência começou nos anos 90 com um membro da família real britânica. Estamos a falar, claro, de Lady Di.

Conhecida pelos seus looks casuais de sweatshirts e calções de ciclista, mas também pela elegância que exsudava em todos os eventos e obrigações reais, a princesa Diana continua a ser uma referência no mundo da moda.

O vestido preto que usou em 1994, depois do divórcio com príncipe Carlos, começou então o que agora conhecemos como moda de vingança. Na verdade, esta escolha foi muito ousada, visto que, de acordo com o código de vestuário real, o tom escuro apenas pode ser utilizado em funerais.

O mundo interpretou esta decisão de Lady Di como um luto ao fim da relação que todas sabemos lhe causou imenso sofrimento.

Com um sorriso nos lábios, os ombros descobertos e o elegante cabelo loiro ao vento, a princesa Diana criou então uma emancipação feminista que 28 anos mais tarde ainda perdura e ajuda várias mulheres a ultrapassarem o término das suas relações.

Descubra os melhores momentos de revenge fashion de sempre e ainda como pode aderir a esta tendência.

O que é, atualmente, a revenge fashion

O preto continua a ser a cor de eleição para os vestidos de vingança, no entanto, estes têm agora um toque de Gen Z.

Mais curtos e ousados, pretendem mostrar alguma pele (de preferência com as costas descobertas), sempre com elegância.

Pode ainda acrescentar umas luvas compridas, para um efeito mais dramático, um pouco de brilho nos brincos, botas high knee e gabardinas de cabedal para finalizar.

Os looks andrógenos também fazem parte desta tendência, com fatos de corte masculino e camisas brancas com decote.

Quando recorrer a um vestido de vingança

O foco da tendência é utilizar uma peça depois do término de um relacionamento, no entanto, deve fazê-lo para se sentir bem, e não para proveito de outros.

O mais importante é sentir-se bem na sua própria pele, já que o fim de uma relação pode mexer com a sua autoestima e amor-próprio.

Utilize essa situação difícil para se reinventar, para experimentar algo novo e devolver a si mesma a independência e compaixão que tanto merece.

Revenge fashion: os melhores momentos de sempre

Lady Di, 1994

A princesa Diana foi, então, a primeira mulher a usar o icónico revenge dress.

No mesmo dia em que o ex-marido, príncipe Carlos, admitiu ter cometido adultério num documentário na televisão nacional britânica, a monarca usou um vestido preto sem ombros da designer Christina Stambolian.

Mariah Carrey, 1997

Depois de anos a transmitir a imagem de girl next door, Mariah Carrey decidiu separar-se do executivo da Sony Music, Tommy Mottola.

A cantora deixou para trás o controlo que o empresário tinha na sua carreira e pisou a passerelle dos VMA’s da MTV, em 1997, num conjunto de saia e top pretos.

Nicole Kidman, 2001

Depois de se divorciar de Tom Cruise em 2001, a atriz australiana deslumbrou na passadeira vermelha do filme As Horas, num vestido justo preto.

Jennifer Lopez, 2004

Apesar de serem recém casados, Ben Affleck e Jennifer Lopez estiveram noivos no início dos anos 2000. O casal estava sempre nos olhos do Mundo, o que acabou por ser demasiado para o relacionamento.

Poucos meses depois da separação, a atriz percorreu a passadeira vermelha dos Golden Globes de 2004 num vestido laranja da autoria do designer Michael Kors.

Jennifer Aniston, 2005

A atriz de Friends fez parte de um dos triângulos amorosos mais conhecidos de sempre.

Pouco depois do seu divórcio com Brad Pitt, que não perdeu tempo em casar com Angelina Jolie, Jennifer Aniston pisou a passadeira vermelha com um vestido vingança perfeito, da casa francesa Chanel.

Reese Witherspoon, 2007

Meses após a sua separação de Ryan Phillippe, a atriz Reese Witherspoon manteve-se discreta.

Todavia, ressurgiu em janeiro de 2007, também nos Golden Globes, com um extraordinário vestido sem alças da designer Nina Ricci.

Jennifer Garner, 2016

Foi nos Oscars de 2016 que Jennifer Garner caminhou sozinha, pela primeira vez, na passadeira vermelha do evento sem o ex-marido, Ben Affleck.

Porém, isso não a incomodou e a atriz foi considerada uma das mais bem vestidas da noite.

Selena Gomez, 2017

Após uma separação do cantor The Weeknd, a cantora e ex-estrela da Disney apareceu num evento com um little black dress da autoria de Jacquemus.

Foi este momento que lançou a marca de vestuário na indústria da moda (e mostrou a todos a despreocupação de Selena Gomez).

Ariana Grande, 2018

Depois de um romance atribulado com Pete Davidson (e de uma separação bastante pública), a cantora vestiu um vestido com corpete lavanda, no Billboard Women in Music, e lançou um single de emancipação.

A canção Thank U, Next é agora um dos hinos de fim de relacionamento mais conhecidos.

Irina Shayk, 2019

Depois de três anos de relacionamento, Irina Shayk separou-se do ator Bradley Cooper.

No entanto, a modelo russa não deixou de cumprir o seu trabalho e foi vista pela cidade de Milão, na semana da moda, com inúmeros looks deslumbrantes.

Mais sobre roupa , tendência