A nova rotina de trabalhar a partir de casa teve efeito direto nas criações dos designers: roupa íntima e tops usados como roupa exterior, blusões e calças de treino combinados com peças luxuosas a prever uma transição dos tempos de confinamento para um regresso gradual à normalidade possível.
Alguns designers optaram pelo upcycling, ao usarem restos de tecido de outras coleções e recorrendo algumas vezes ao patchwork, mas também a apelarem aos consumidores que voltem a olhar para o que têm no armário antes de comprarem peças novas e a refrearem o consumo.
Enquanto outros designers escolheram um lado mais romântico e sonhador, com longos vestidos esvoaçantes, numa ode à vida e ao glamour.
-
Vestidos românticos
Vestidos românticos
Um estilo boémio e romântico vai estar presente nas próximas estações. Longos vestidos esvoaçantes e transparentes, cheios de movimento. Numa verdadeira celebração da feminilidade e de uma ideia mais romântica do verão, de um jantar à luz de velas num rooftop ou, na pior das hipóteses, tomar um copo de vinho à varanda de casa e ver o pôr-do-sol.
1 / 8 -
Tops e bralettes
Tops e bralettes
Regressam à ribalta os bralettes e tops, quer inspirados nos anos 50 e muito glamourosos ou totalmente simples e minimalistas. Aparecem como um grito de libertação do corpo e, sem dúvida, trouxeram uma vibe fresca e otimista aos desfiles.
2 / 8 -
Trench
Trench
Destilar até o básico é uma abordagem para o nosso enigma de moda atual, que se resume a uma simples questão: o que queremos vestir agora? As gabardinas ganharam novos contornos e são inspiradas na ideia de um clássico, mas totalmente adaptadas aos novos tempos: lapelas dramáticas, mangas ousadas e, em alguns casos, mistura de tecidos; temos uma peça básica que é, ao mesmo tempo, uma peça de referência.
3 / 8 -
Pétalas de flores
Pétalas de flores
Quanto mais ousado, brilhante e impactante for o jardim, melhor será o caminho para a primavera. As flores pequenas e murchas dão lugar a flores exuberantes de grandes pétalas em tons vivos. Embora apareçam em todo o tipo de peças, são os vestidos compridos que mais beneficiam deste estampado.
4 / 8 -
Denim
Denim
Ainda há quem defenda as calças de fato de treino como as mais confortáveis de sempre e não se pode negar o apelo, mas nenhuma mulher se pode separar dos seus jeans. Este ano, temos o melhor dos dois mundos: jeans oversized e wide leg que são tão atraentes e confortáveis quanto as calças track. Mas não só, looks completos de denim fazem a sua entrada triunfal através de marcas como a Dior, Isabel Marant, Balmain ou Dolce & Gabbana em lavagens que alternam entre o azul-escuro e os tons mais claros e esfarrapados.
5 / 8 -
Athletic mood
Athletic mood
O fato de treino continua a liderar as intenções de compra. Assim, apresenta-se com uma vibe dos anos 90. Uma mistura de vestuário desportivo em bruto e tecidos tecnológicos com a sofisticação da alta costura para minimizar o impacto. Também os blusões, uma peça desportiva básica, voltam a ter um destaque redobrado em modelos extra-longos, curtos, justos e oversized, há uma versão para todos os gostos. São agora conjugados com peças mais luxuosas, como as saias lápis.
6 / 8 -
Riscas
Riscas
Quanto maiores forem as riscas, mais imponentes e revigorantes se tornam. Desta vez, cruzam-se verticais com horizontais em jogos geométricos muito interessantes. Riscas do campo em tecidos mais rústicos e riscas da cidade em tecidos nobres, ganham uma nova frescura quando combinadas com cores néon.
7 / 8 -
Cores vivas
Cores vivas
As cores vivas voltam a alegrar as estações quentes com a promessa de nos fazer esquecer o inverno. Amarelo-canário, encarnado, azul-néon, laranja, rosa-chiclete, verde-lima, rosa-choque e mais, para usar em blocos de cor com acessórios neutros ou no mesmo tom.
8 / 8