Sabia que é possível tingir a roupa com curcuma ou abacate?
Agora, o tie-dye é sustentável e já não envolve químicos que prejudicam o planeta. Conheça uma técnica infalível no tingimento de roupa e que não deixa uma pegada ambiental brusca.
O tie-dye é uma técnica de tingimento de roupa que deixa as peças com manchas coloridas, feita com água, tinta própria e uma corda para amarrar a roupa. Na verdade, é muito pouco complexa e nos últimos anos temo-la visto a ser uma das principais tendências das marcas nas estações quentes.
O problema do tie-dye assenta na utilização de tintas que são prejudiciais para o ambiente. Quando se lavam as peças após o tingimento, os químicos que acabam por sair na máquina de lavar seguem diretamente para os oceanos, causando a sua destruição e ameaçando a vida marinha.
Felizmente, já existe uma nova forma de continuar a apostar nesta técnica, mas sem causar qualquer dano ao ambiente. Num vídeo DIY, a H&M mostra como é possível tingir peças de roupa apenas com curcuma e abacate. Estranho? Sem dúvida, mas o resultado final é, de facto, surpreendente.
Além disso, esta primavera a marca apresenta a coleção Innovation Colour Story que utilizou técnicas de pintura, como pigmentos orgânicos biotecnológicos e sistemas de circuito fechado, que ajudam a criar cores únicas e com um impacto muito menor no ambiente.
Esta é mais uma estratégia da marca para se tornar cada vez mais sustentável, tendo em conta o objetivo de usar 100% de materiais reciclados ou de fontes sustentáveis até 2030.
Com esta técnica, as peças ficam com um tom pastel muito típico desta estação. Veja o passo a passo deste tie-dye ecológico.