A sua versatilidade é infinita, tanto na estação quente como no inverno. Os vestidos compridos passam de uma temporada para a outra, sendo que os casacos, collants, cachecóis ou lenços ajudam a fazer a transição, sem passar frio.
De diferentes padrões, modelos e cores, esta peça pode ser tanto usada para a praia, num sunset ou numa saída à noite, como também para o trabalho e o dia a dia. Para a nova estação, destacam-se as rendas, os floreados e os vestidos cut-out (sempre com muita cor à mistura).
Quanto às regras, não há muitas mais que possa seguir, mas pode ter alguns aspetos em consideração em relação ao seu tipo de corpo.
Como usar vestidos compridos consoante a sua estatura
• Se for alta, conjugue esta peça com umas sandálias, do estilo pescador ou com umas chunky sandals, por exemplo;
• Se for baixa, escolha antes um salto médio ou alto. Vai sentir-se mais elegante. Sobretudo, não deixe o vestido arrastar pelo chão – esteticamente não é bonito. Pode também optar por vestidos mais decotados e não com golas muito chegadas ao pescoço. Isto dará um sentido mais vertical ao corpo;
• Os vestidos-envelope, ou atados na zona anca, são perfeitos para mulheres com um tipo de corpo retangular, que querem definir a silhueta;
• Vestidos evasé favorecem as mulheres magras.