Estes são os melhores vestidos para o seu tipo de corpo
O seu corpo é em forma de uma ampulheta? De uma pêra? De uma coluna? A primeira tarefa para descobrir que tipo de vestido irá assentar-lhe melhor é conseguir identificar o seu tipo de corpo. Ana Teresa Silvestre, consultora de imagem e life coach, ajuda a descobrir os melhores vestidos.
Não existem corpos iguais. Todas as mulheres são diferentes, com características únicas. Ainda assim, e de uma forma geral, podemos dizer que existem cinco tipos de corpos, que dependem sobretudo da estrutura das ancas, ombros e barriga. Assim, para cada tipo de corpo, e de modo a realçar o melhor que cada um tem, existem peças mais e menos adequadas. E isto inclui, claro, a peça feminina mais prática e fácil de vestir: o vestido!
Ana Teresa Silvestre é consultora de imagem e life coach no projeto que fundou: o blogue Look a Day style coaching. Escolheu esta profissão com o objetivo de ajudar as mulheres a valorizarem-se mais e a gostarem de si mesmas. Foi com ela que a Saber Viver falou para perceber que modelos assentam melhor nos diferentes tipos de corpo – e veja também os melhores fatos de banho.
Os melhores vestidos para cada tipo de corpo
Vestidos para o corpo “ampulheta”
A ampulheta tem os ombros e a zona das ancas com uma largura semelhante. É, como descreve Anita, um corpo “naturalmente equilibrado” e “curvilíneo”.
Deste modo, “vestidos cintados serão favoráveis a este tipo de corpo”, explica. “Os drapeados ajudam a disfarçar certas imperfeições, como por exemplo, a zona da barriga”, sendo que “o comprimento pelo joelho ou ligeiramente acima também torna a silhueta mais esguia.”
Vestidos para o corpo “pera”
Neste tipo de corpo “as ancas são mais largas do que os ombros”. Anita Silvestre explica que, para este tipo de corpo, os vestidos “devem ter mais detalhes ou cores mais claras na parte superior”.
Além disso, indica que “se o tecido for fluído, é importante que, em baixo, caia a direito.” Por outro lado, “se o material tiver estrutura”, então a linha A – abre no final – também poderá ser ideal. Cinturas marcadas também são favoráveis ao tipo de corpo pêra.
Vestidos para o corpo “cone”
Tem os ombros mais largos do que as ancas? Então o seu tipo de corpo é o cone. Anita Silvestre sugere vestidos que tapem um pouco os ombros ou com alças largas.
Além disso “por terem menos volume nas ancas, os vestidos podem ter detalhes como bolsos, drapeados, volumes ou folhos.”
Vestidos para o corpo “oval”
Neste tipo de corpo os ombros têm a medida das ancas, mas a zona da barriga é mais volumosa. Para este tipo de corpo, os melhores vestidos são aqueles que têm apenas uma cor.
“Tornam a silhueta mais esguia“, explica a consultora. “Os modelos com drapeados na zona da barriga ajudam a disfarçá-la e os tipo camiseiro, devido à estrutura, ajudam a definir melhor a silhueta.” Modelos com bolsos na zona das ancas devem ser excluídos.
Vestidos para o corpo “coluna”
Este tipo de corpo caracteriza-se pela ausência de curvas. Se for o seu caso, o ideal será escolher “vestidos cintados e com estrutura, uma vez que ajudam a criar curvas.”
Modelos de vestidos compridos, “com linha império e com cair fluído”, também assentam bem, já que ajudam a “tornar este tipo de corpo mais harmonioso.