Viajar com crianças: cuidados e dicas de Inês Matos, da Landscape

Evite as birras e más experiências e vá-se preparando com algumas dicas de Inês Carvalho Matos. A líder da agência de viagens Landescape vai estar no Open Mag Porto.

Para Inês, as viagens em família ocupam um lugar tão ou mais importante no crescimento da criança, já que através da experiência partilhada da descoberta (com os pais e irmãos), eles verificam que podem confiar uns nos outros.

“Viajar com crianças, e especialmente em família, proporciona aos mais pequenos um sentido de segurança e auto-confiança mais sólido para a sua vida adulta, abre novas perspetivas sobre as diferentes culturas, forma seres humanos mais tolerantes e mais empáticos.”

Quais são os melhores destinos para viajar com crianças?

Tente optar por destinos que agradem aos mais velhos e aos mais novos, de forma a construir laços significativos entre todos os membros da família (parques temáticos não são o ideal!).

“De modo geral, os melhores destinos são aqueles que cumprem o critério de serem seguros e desafiantes ao mesmo tempo, e onde pais e filhos podem fazer algo juntos”. Exemplos? Visitar museus interativos, fazer caminhadas, desfrutar de refeições exóticas, etc.

Algumas dicas práticas para a viagem?

“Cada viagem com crianças deve ser planeada de acordo com o destino escolhido, pelo menos no que diz respeito à saúde e segurança”.

Tenha especial atenção, por exemplo, a alergias ou intolerâncias alimentares. Inês deixa-lhe uma dica de ouro: “Se vai viajar para um país no qual não domina a língua, leve cartões com o nome desses alimentos escritos na língua local, seguidos da expressão “não pode comer” nessa mesma língua”.

Um lugar no mundo onde todos deveríamos ir…

O Japão claro! O Japão é um dos países mais adequados para viajar com crianças. Os comboios têm habitualmente uma sala especial para jovens mães com os seus bebés, existem muitas variedades de restaurantes especialmente dedicados a menus familiares e com opções facilmente apreciadas por crianças, há uma vasta oferta de entretenimento adequado às idades infantis e que são também interessantes para os pais e irmãos mais velhos.”

O modo como a história e cultura do Japão se apresentam também ajuda. Cheia de personagens que cativam o universo infantil, como os ninjas e os samurais, as gueixas e os espíritos da floresta, “por isso é muito fácil apresentar a essência do país e da sua cultura mesmo aos mais novos”.


 

Venha preparar-se para viajar em família! Aproveite o Open Mag para ver, aprender, provar e testar vários workshops e aulas, pensadas para si, tudo sem qualquer custo adicional.