Educar para a igualdade de género. Como é que isto se faz?

Uma das causas da Saber Viver é a igualdade de género, portanto este tema também vai ser discutido no Open Mag Porto. E vamos incidir onde tudo deve começar, na educação dos mais pequenos.

De pequenino se faz a igualdade de género. Este é o mote para uma mesa redonda, onde se vai discutir a importância de educar para este tema.

A educação das crianças ainda é muito estereotipada, ou seja, meninos e meninas ainda são educados de forma diferente, mesmo que, muitas vezes, isso seja feito de forma inconsciente pelos pais e restantes educadores.

As crianças estão rodeadas de contextos que alimentam estes estereótipos. As meninas vestem rosa e os meninos azul; elas brincam com bonecos e eles com carrinhos; as meninas querem ser professoras e os meninos cientistas, são só alguns exemplos.

Como é que, em pleno século XXI, isto ainda acontece? Qual é o papel dos pais, dos avós, dos professores e da escola nesta realidade? De que forma isso está a contribuir para o futuro das crianças e a limitá-las? Como se mudam as mentalidades enraizadas há séculos? É uma realidade mundial ou está circunscrita a alguns países?

Educar para a igualdade de género: os oradores

Vamos dar reposta a estas e outras dúvidas sobre um tema cada vez mais pertinente na sociedade.

Para nos ajudar nesta tarefa, teremos:

Paula Cosme Pinto, autora de uma crónica diária sobre igualdade de género no blogue do Expresso A vida em saltos altos;

• Mónica Carneiro, coordenadora do HeforShe do Porto, um movimento internacional Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres – UN Women;

• Ângelo Fernandes, fundador da Quebrar o Silêncio, que apoia homens sobreviventes de abuso sexual e promove a igualdade de género;

• Joana Schenker, tricampeã nacional, europeia e mundial de bodyboard;

• Isabel Silva, apresentadora de televisão e maratonista.

Onde: Open Talks
Quando: 16 de junho às 17h
Com quem: Paula Cosme Pinto, Mónica Carneiro, Ângelo Fernandes, Joana Schenker e Isabel Silva


Interessa-se pelo tema da igualdade de género? Não perca este e outros eventos do Open Mag Porto!