Fuja das multidões! 8 praias incríveis a uma hora de Lisboa

Fuja das multidões! 8 praias incríveis a uma hora de Lisboa

Esqueça o caos da Costa da Caparica ou da linha de Cascais durante os fins de semana de verão. Se andar um bocadinho mais, encontra praias tão ou mais bonitas. Mais importante: com menos gente e menos barulho!

Por Ago. 4. 2017

Sábado, dez da manhã. As toalhas estão preparadas, os snacks estão prontos e o biquíni vestido. Mete-se no carro, rumo às praias da Costa da Caparica. Três horas depois – o tempo que demorou a lá chegar – encontra um lugar para esticar a toalha na praia. Problema: está colada aos vizinhos – estão à frente, atrás, do lado esquerdo e direito. O barulho é insuportável e não cabe mais nenhum corpo humano à beira-mar.

Ainda que esta descrição possa ter sido um pouco exagerada, o filme vivido por quem frequenta as praias mais perto de Lisboa, ao fim de semana, não estará muito longe disto. Sabia que, percorrendo mais alguns quilómetros, chega a praias mais bonitas, mais calmas e relaxantes?

Saber Viver reuniu oito sugestões de praias que ficam a cerca de uma hora de Lisboa. A ideia é que possa fugir do caos típico daquelas que são mais procuradas durante o fim de semana. Passe pelo Meco, descubra os recantos de Sintra e explore as praias selvagens de Peniche.

Aventure-se por estas praias e fuja das multidões!

1. Praia dos Coelhos, Arrábida, Setúbal

Começa a ser cada vez mais frequentada, mas falar de praias perto de Lisboa e não referir aquelas que circundam a Serra da Arrábida, em Setúbal, não faz sentido. Com a areia branca, águas transparentes e sem vigilância, o acesso à Praia dos Coelhos faz-se a pé por um trilho com bastante inclinação.

Foto: Trackable Zone

2. Praia Ribeiro do Cavalo, Sesimbra

Para conseguir chegar a esta praia tem de percorrer um trilho no meio do mato. Sem balneários, cafés ou bares, é uma praia (cada vez menos) secreta, bastante sossegada e é considerada a mais bonita e paradisíaca do concelho de Sesimbra.


3. Praia do Rio da Prata, Meco

Em cerca de 40 minutos consegue chegar ao Meco, uma pequena aldeia do concelho de Sesimbra. A praia do Rio da Prata tem uma particularidade: todos são bem-vindos, vestidos ou completamente despidos. O acesso faz-se por um pinhal e para chegar à areia é necessário descer uma grande falésia. Sem vigilância, bar ou balneários, a praia é extremamente sossegada e um ótimo local para relaxar!


4. Praia da Foz, Meco

Ainda no Meco, e mais indicado para os dias de verão mais desagradáveis, fica a pequena praia da Foz. Aqui nunca faz vento e está sempre muito calor. O areal fica entre as falésias e a baía. Com um mar agitado e com algumas rochas, é frequentada sobretudo por locais. O acesso faz-se de carro, pela mesma estrada que a leva à praia das Bicas.


5. Praia da Calada, Mafra

A dez quilómetros da Ericeira encontra a praia da Calada, na Assunção, em Mafra. É uma praia escondida, com um areal relativamente pequeno e envolvido pela baía e pelas arribas altas. É frequentada, sobretudo, por residentes locais, sendo, assim, ideal para fugir aos grandes aglomerados de pessoas que se reúnem nas outras praias desta região. Tem parque de estacionamento, balneários, posto de primeiros socorros e bar com esplanada.


6. Praia da Ursa, Cabo da Roca, Sintra

Fica no Parque Natural de Sintra e o acesso faz-se pela N 247, no sentido do Cabo da Roca. Depois de parar o carro, terá de andar cerca de dez minutos para chegar ao extenso e selvagem areal da praia da Ursa, circunscrito entre falésias ponteagudas. Considerada pelo Guia Michelin uma das praias mais bonitas do mundo, é a mais ocidental da Europa.


7. Praia de Santa Rita, Torres Vedras

Um areal extenso, paisagens bonitas e todos os serviços necessários: bom estacionamento, um restaurante bem classificado pelos utilizadores e três passadiços de acesso à praia. O mar é agitado e, apesar da praia ser vigiada, é preciso ter cuidado.

Foto: Mapio

8. Praia da Almagreira, Ferrel, Peniche

Com uma enorme extensão de costa, tem enormes arribas que se estendem pelo areal. Com um acesso difícil e mantendo os traços selvagens, sem grandes vestígios do homem, a praia da Almagreira, em Ferrel, fica a pouco mais de uma hora de Lisboa.

Foto: Escapadinhas

 

O que achou das praias que sugerimos? Conhece outras? Conheça também os melhores restaurantes de praia de norte a sul do País.

Mais sobre férias , fim de semana , praia